terça-feira, 20 de julho de 2010

Misturas e Círculos Cromático - parte I

Com base nas teorias das cores criadas ao longo dos anos, artistas e teóricos criaram círculos cromáticos a partir do modelo de Newton. Cada círculo tem sua aplicabilidade específica para determinado meio de comunicação. A miscigenação dos tons deram origem a gama de cores que conhecemos hoje.



Ao lado vemos o sistema de mistura aditiva (RGB) três esferas nas cores verde, vermelha e azul, na sua intersecção nasce os tons de amarelo, magenta e ciano; e na mistura dos três, no centro do conjunto, encontramos o branco. Esta é a forma gráfica para a teoria das cores de Newton.

Este sistema cromático é utilizado nos aparelhos eletrônicos cujo destino imagético é compor figuras com luz. Tvs, computadores, filmadoras, entre outros tem em sua constituição esse princípio colorístico.





Na seqüência, visualizamos o sistema de mistura subtrativa, conhecido como modelo CMY. o conjunto de três esferas nos tons de ciano, magenta e amarelo. A moderna impressão gráfica colorida usa essas cores primárias. E ao acrescentar o preto a sua paleta que na sobreposição dos tons simula o espectro de cores visível.

É padrão colorístco de impressoras dométicas e gráficas em geral. Algumas técnicas artísticas como aquarela, tem nessa estrutura o seu princípio cromático.





E a direita vemos o terceiro sistema de cor, o da mistura subtrativa RYB. Comumente utilizado na artes plásticas em geral; é a conhecidíssima paleta de vermelho, amarelo e azul como cores primárias, sua secundárias são o laranja, verde e roxo, e a soma das três tende ao tom de preto.

Pigmentos sólidos ou opacos são regidos por este princípio .Pode-se dizer que é quase - quase - oposto ao primeiro.

Nenhum comentário: