quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os Potiguaras Visitam os Tabajaras

Publicada originalmente no FARRZAINE #22

Manassés e os potiguaras
No dia 14 de maio do corrente ano, realizou-se o evento Super Tarde de Autógrafos com 12 Artistas e 30 Obras, uma promoção da Comic House, em João Pessoa na Paraíba.
Participaram 11 quadrinista do Rio Grande do Norte, e 01 artista plástico do Pará, trazendo as suas publicações. Estavam presentes nesta tarde os artistas Milena Azevedo, Luiz Elson Dantas, Joseniz Guimarães, Leonardo Feitoza, Eduardo Kowalewski, Dickson Tavares, Vinícius Dantas, que trouxeram para o evento as edições do Projeto 1ª Edição, uma parceria entre a Fundação José Augusto, a Gráfica Manimbú coordenado pelo artista plástico e professor Luiz Elson Dantas. E o paraense João Henrique Lopes (o tupinambá) com seu livro, uma publicação totalmente independente, Elementos do Mangá. Este livro tem por objetivo orientar aqueles que querem dominar o estilo da arte sequencial; o livro identifica e analisa os principais elementos deste estilo, classificando-os em princípios (os elementos mais abrangentes) e técnicas (os de aplicação mais restrita). Uma vez apreendidos os elementos, pode-se usá-los não apenas para fazer histórias em quadrinhos, mascotes, e todo tipo de ilustração em estilo mangá. A disposição dos apreciadores do tema estava à venda exemplares da revista Maturi e o livro teórico Desenho na Sala de Aula, de Luiz Elson Dantas. 
Eu, Joseniz e Jack Herbert
Particularmente, eu conhecia muito pouco da produção norte rio grandense e foi uma oportunidade muito feliz onde conheci pessoas, que como eu, vivem, gostam e produzem quadrinhos. Adquiri alguns trabalhos muito interessantes e criativos como a edição Carcará: Cabra Pió num Há de Beto Potyguara. Cuja estética e narrativa remonta os cordéis xilogravados num conto de muita criatividade e senso de humor.
Dentre os potiguaras, conversei com Joseniz Guimarães de Moura, que trouxe sua publicação Luz nas Trevas: Autor em Crise. Formado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro da Associação Brasileira de Arte Sequencial. Trabalho com Teatro, Quadrinhos e Educação.  Foi uma agradável conversa e muito produtiva estabelecemos contato entre tribos.
Mike Deodato Jr e Milena Azevedo
Outro membro da tribo potiguara que tive a alegria de conhecer foi Milena Azevedo, ela é historiadora, escritora, roteirista e, como todos os índios presentes, apaixonada por histórias em quadrinhos. Milena Azevedo é responsável pelo site Portal GHQ – Garagem Hermética Quadrinhos - que é seu blog e por sua vez foi uma comic shop sediada em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a qual atuou como loja física de 2005 a 2008, e atualmente é loja virtual. A proposta do seu blog também é de revista eletrônica para divulgar a cultura pop, em particular o universo dos quadrinhos nos mais variados veículos como filmes, animações, séries de TV e games.
Mike Deodato Jr e Prof. Dr. Henrique Magalhães
Nesta tarde de sábado, as várias tribos dos quadrinhos nordestinos reuniram-se para trocar idéias, experiências e contatos. Da tribo dos tabajaras estiveram no evento marcando presença o Prof. Dr. Henrique Magalhães da editora independente Marca de Fantasia, o desenhista exclusivo da Marvel Mike Deodato Jr, o desenhista exclusivo da Dynamite Jack Herbert, o designer gráfico, ilustrador e cartunista William Jeovah de Medeiros, G. G. Carsan autor do livro Tex no Brasil – O Grande Herói do Faroeste, e amigos que produzem e escrevem sobre quadrinhos.

Foi um agradável encontro de tribos de aldeias diferente, todos unidos pelos quadrinhos.



Agradecimentos:
Ao prestativo tabajara Manassés Filho da “oca” Comic House que cedeu todas as informações complementares para que eu não errasse o nome de ninguém.
Aos atenciosos potiguaras Milena Azevedo e Joseniz Guimarães de Moura que cederam as fotografias para ilustrar esta matéria. 

Links para maiores informações:

Milena Azevedo: Garagem Hermética Quadrinhos http://ghq.com.br/

Nenhum comentário: